Bem-vindo!

Seja muito bem vindo ao nosso blog tecnológico!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Para que serve a TV Digital? (PARTE 2)

Oi, estou de volta com mais um esclarecimento. A TV Digital além de servir para melhorar a qualidade de imagem e áudio recebidos pelo seu televisor, também servirá para trazer até as nossas casas a interatividade e a alta-definição. Nesta parte 2 vamos comentar um pouco sobre a interatividade.

Antes disto, precisamos entender que para recebermos o sinal digital enviado pela emissora de TV, precisaremos ter um produto chamado de SET TOP BOX ou CONVERSOR DIGITAL. Este equipamento tem a função de receber o sinal através de uma antena, que pode ser interna ou externa, e converter o sinal para o seu televisor poder exibir a imagem e o áudio adequadamente.

Voltando a interatividade, esta poderá ser basicamente, local ou via canal de retorno. A interatividade local é a interatividade que a emissora proporciona para nós apenas no nosso conversor digital, sem a possibilidade de nos comunicarmos com a emissora. Um exemplo disto é a EPG, ou Guia de Programação Eletrônica, que vamos poder identificar todos os programas do dia de qualquer emissora, sem a necessidade de ficarmos vendo no jornal impresso ou na Internet qual é a programação diária de um determinado canal. Para isto apenas precisaremos apertar um botão no controle remoto do conversor digital para visualizarmos a EPG na tela de nossa TV.

A interatividade via canal de retorno somente é proporcionada caso o nosso conversor digital tenha uma entrada para conectarmos um acesso de Internet. Feito isto, poderemos durante uma novela por exemplo, identificarmos algum objeto ou roupa que tenhamos gostado, e sabermos em que loja poderíamos comprá-lo. Muito além disto, com o acesso a Internet conectado em nosso conversor digital e a interatividade, nós na realidade vamos poder comprar o objeto ou a roupa sem sairmos de casa! Precisaremos ter apenas um cartão de crédito válido. Muito bom não acham??? E também muito consumista, devemos ter consciência sobre isto!

Até a próxima postagem. Comentem esta postagem Votem na enquete deste blog. Seja um seguidor!

Grande abraço!

2 comentários:

  1. Dr. Carlos,
    Li com muita atenção o seu artigo. Pergunto? Esta interatividade também se operará com as emissoras dos canais fechados? Inclusive as de fora do País?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra. Regina! Sim, a idéia da interatividade é igual a nível mundial e para quaisquer emissoras.

    ResponderExcluir